Olá, querida leitora!
A jornada de gestar um bebê é extraordinária, mas conta com muitos desafios. Alguns deles podem afetar a saúde da mulher e sua autoestima. As mudanças que, muitas vezes, acontecem na pele podem ser um fator que dificulta essa jornada para algumas mães.
Muita sensibilidade
Se a pele parecer mais sensível, não é coincidência! Os hormônios que o corpo da mulher produz na gestação aumentam a sensibilidade da pele, especialmente com relação à luz solar. Também podem provocar hiperpigmentação pelo corpo.
A hiperpigmentação resulta no surgimento de melasma, ou seja, manchas mais escuras na pele. Geralmente essas manchas aparecem no rosto, colo e braços.
Oleosidade e acne
Notou que o rosto ficou mais corado? Isso também pode acontecer por conta do aumento do fluxo sanguíneo no corpo. Além disso, a pele também pode ficar mais oleosa.
A acne é popularmente associada as pessoas mais jovens, mas é comum ressurgir em mulheres que já passaram dessa fase e engravidam, e não apenas nesses casos, qualquer mulher pode passar por isso.
A culpa é do excesso de hormônios que levam a hiperatividade das glândulas sebáceas, resultado na hiperprodução de sebo. Como o sebo obstrui os poros da pele, as lesões surgem.
As temidas estrias
Muitas mulheres se preocupam com o surgimento de estrias durante a gestação. Elas surgem quando a elasticidade da pele atinge seu limite.
O ganho de peso durante essa fase é parte do processo, mas uma alimentação equilibrada, unida da prática de exercícios, pode levar a um desenvolvimento mais saudável, evitando o ganho excessivo de peso e diminuindo as chances do surgimento de estrias.
O que fazer?
A pele é um fator muito importante para a autoestima de qualquer pessoa. Procurar um dermatologista logo no início da gravidez é muito importante para um cuidado especializado.
Além disso, o uso do protetor solar é indispensável! Nada de sair de casa sem proteger a sua pele, mesmo em dias nublados.
Ficou alguma dúvida? Vem conversar comigo lá no Instagram @draalinediniz que vou fazer o possível para te ajudar!
Com carinho,
Dra. Aline Diniz
Com informações de: SBDRJ.