O que é baby blues?

Olá, querida leitora!

A maternidade traz várias mudanças para a vida de toda mulher. A chegada de um bebê é uma alegria, mas hoje quero falar sobre um fenômeno que pode acontecer e impactar a vida das mães.

Maternidade real

Diferente do que é idealizado, o período após o parto não é só de alegria. Sim, não existem palavras para expressar a emoção de segurar seu bebê no colo, mas as mães continuam tendo emoções diversas como qualquer ser humano.

O que chamamos de Baby Blues ou Blues Pós-Parto é um transtorno emocional que as estimativas apontam que 80% a 90% das mulheres vivenciam. 

As causas estão relacionadas às alterações hormonais e ao estresse que a adaptação nesse período gera. Diferente da depressão pós-parto, que pode durar vários meses ou anos, é uma condição passageira que no geral dura de 10 a 15 dias.

Principais sintomas

Mesmo sabendo que é algo que não veio para ficar, os sintomas podem afetar muito os primeiros dias da mãe com o bebê. São eles:

    • Sentimento de incompreensão.

    • Irritabilidade.

    • Cansaço.

    • Insônia.

    • Choro fácil.

    • Tristeza.

    • Mudanças de humor. 

Ter uma rede de apoio que entenda esse transtorno e acolha com compreensão é essencial para a mulher.

Como lidar?

Por não ser considerada uma doença, é preciso lidar com o baby blues com muito cuidado, carinho e atenção. A chegada do bebê pode sobrecarregar a mulher, especialmente nos primeiros dias, por isso o auxílio de quem está mais próximo é essencial. 

Nesse momento de fragilidade, é preciso que todos demonstrem forças, dividindo responsabilidades e entendendo que cada sentimento de dúvida é válido, mas que com muita parceria é possível desenvolver uma rotina saudável com o novo bebê.

Lembre-se, essa é uma condição passageira. Se os sintomas persistirem, pode ser um sinal de depressão pós-parto, por isso, não fique sem acompanhamento médico. 

Posso te ajudar

Uma das maneiras de lidar melhor com o baby blues é buscando um preparo e desenvolvendo uma compreensão de que isso pode acontecer ainda na gestação. 

Busque pessoas capacitadas para te acompanhar. Não esquece, posso te ajudar a viver essa jornada tão desafiadora, mas, ao mesmo tempo, tão extraordinária! Conte comigo!

Com carinho,
Dra. Aline Diniz

plugins premium WordPress