Agende sua consulta

O perigo da toxoplasmose para gestantes

Olá, querida leitora!

A toxoplasmose é um tema que precisamos discutir por ser uma das doenças transmitidas por animais mais comuns no mundo. 

Mas o que é toxoplasmose?

É uma infecção causada por um protozoário presente nas fezes de gatos e outros felinos. As principais vias de transmissão são oral, pela ingestão de alimentos e água contaminados, e congênita, quando é transmitida de mãe para filho durante a gestação. 

Pessoas com uma boa imunidade geralmente se curam sem sequelas. Já aquelas com a imunidade comprometida podem desenvolver complicações como cegueira e diminuição auditiva. 

Toxoplasmose na gestação

As mãezinhas infectadas podem, infelizmente, passar pelo aborto. Além disso, o bebê pode nascer com icterícia, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas.

Esses bebês que são contaminados na gestação, podem apresentar sequelas mais tarde na vida, caso não haja o diagnóstico prévio e tratamento adequado. Há casos de sequelas da doença que surgem apenas na adolescência ou idade adulta. 

Como prevenir?

A melhor forma de prevenção é a educação. O contato com gatos não causa a doença, apenas com as fezes dos felinos, por isso, os cuidadores precisam manter uma boa higiene. Separei algumas dicas mais práticas:

  • Alimentos de origem animal precisam ser bem cozidos. Cada corte tem uma recomendação específica de temperatura, por isso, tenha atenção.
  • Nada de carne crua e malpassada, ou leite e produtos lácteos não pasteurizados.
  • Frutas e verduras, antes de serem descascadas, devem ser bem lavadas com água adequadamente tratada. Essa lavagem deve incluir escovação dos alimentos.
  • Consumir água tratada faz toda a diferença! É essencial o consumo de água 100% potável.
  • As caixas d’águas precisam passar periodicamente por limpeza e manutenção. Elas devem estar sempre bem vedadas para diminuir os riscos de contaminação.
  • Se há caixa de areia para as crianças brincarem no ambiente, elas devem ser tampadas depois da brincadeira, para evitar que os gatos as usem. 
  • Os gatinhos não devem ser alimentados com carne crua ou malpassada.
  • As grávidas não devem manusear as caixas de areia. Mas caso não tenha outra pessoa para fazer essa tarefa, máscaras faciais e luvas devem ser usadas. 

Busque auxílio profissional

Essa é uma doença que desperta mais preocupação para as grávidas, por isso, a ajuda profissional se torna mais importante! Estou aqui para esclarecer qualquer dúvida a respeito desse assunto, conte comigo.

Com muito cuidado e seguindo as recomendações de prevenção é possível ter uma gravidez muito saudável, aproveitando todo o carinho do seu gatinho.

 

Com carinho,

Dra. Aline Diniz

 

Com informações de: Ministério da Saúde
Tags :

Compartilhar :

Tem alguma dúvida?

Não fique com dúvidas, minha equipe está pronta para te atender.

Categories

Recent Posts

plugins premium WordPress