Agende sua consulta

O parto normal é seguro para mulheres com sobrepeso?

Olá, querida leitora!

Se você está acompanhando o que tenho compartilhado aqui no Blog, sabe que sou defensora do parto normal. Mas em um país com tanta diversidade de corpos, sei que algumas mamães têm muitas dúvidas se esse é o melhor caminho em caso de sobrepeso.

Hoje quero esclarecer alguns pontos e iniciar com você essa conversa tão importante!

O que é considerado sobrepeso?

Para começarmos, é importante ressaltar que sobrepeso e obesidade é um dos principais problemas de saúde pública no mundo todo.

O Ministério da Saúde, em pesquisa, apresentou um dado de que 20,7% das mulheres no país são obesas. Esse é um problema de saúde que afeta muito as mulheres em idade reprodutiva.

Para classificar uma gravidinha com sobrepeso, seu índice de massa corporal pré-gestacional deve ser superior a 30 kg/m2, ou seja, fazemos a divisão da massa (em quilogramas) pelo quadrado da altura e checamos se o resultado ultrapassa o índice.

Possíveis ocorrências durante a Cesária

Agora que entendemos que esse é um problema de saúde, quero listar algumas possíveis complicações que essas mamães que estão com sobrepeso e acabam tendo indicação para realizar a Cesária podem enfrentar.

  • Maior perda sanguínea: isso pode acontecer porque durante a cirurgia uma camada mais espessa de tecido, com mais vasos sanguíneos, é cortada. O sangramento pode chegar a atrapalhar a visão da área do abdômen.
  • Riscos no pós-parto: essas mamães têm um risco maior de enfrentar uma infecção no local do corte. Isso acontece pela dificuldade de irrigação sanguínea na área, gerando um “vazamento de água” da incisão, criando um ambiente úmido perfeito para as bactérias proliferarem.
  • Outras complicações: maior duração da cirurgia, maior dificuldade de extração fetal, maior chances de lesões de órgãos adjacentes ao útero e maior risco de eventos tromboembólicos.

O parto normal é mais seguro?

O parto normal é um processo natural, que nosso corpo está preparado para vivenciar, sendo mais seguro e benéfico para as mamães e os bebês. Quando não é possível realizá-lo, a cesária deve ser feita de forma humanizada e responsável.

Para as mulheres com sobrepeso isso não muda! Por conta de todas as complicações que podem surgir com a cesária, é o mais recomendado.

O parto normal possui muitos benefícios como: menor tempo de internação, menor tempo de recuperação no puerpério, dor reduzida após o parto, ausência de cicatriz abdominal e menor chance de infecções.

Esse é meu caso e quero o parto normal

Mamãe, se você tem sobrepeso e sonha em viver esse momento tão especial, nossa jornada começa bem antes do dia do nascimento.

Como em toda gestação, precisamos acompanhar seu ganho saudável de peso, monitorar o possível surgimento de fatores que podem ser preocupantes como diabete gestacional e distúrbios de pressão. Bons hábitos fazem toda a diferença para a sua saúde e para a saúde do bebê.

Lembrando que apenas a obesidade, se não associada a outros fatores de risco, não é uma condição para indicação da cesária.

O seu corpo tem o potencial de viver o parto normal como de qualquer outra mulher! Vamos juntas nessa jornada tão especial com carinho, segurança, lutando por um ambiente humanizado para que mulheres de todas as medidas e formas sejam acolhidas e bem cuidadas.

Com carinho,

Dra. Aline Diniz

Com informações de:
OMS, Ministério da Saúde e Fiocruz.
Tags :

Compartilhar :

Tem alguma dúvida?

Não fique com dúvidas, minha equipe está pronta para te atender.

Categories

Recent Posts

plugins premium WordPress