Olá, querida leitora!
O parto normal conta com muitos benefícios para as mãezinhas e os bebês. Hoje vamos falar de uma dessas vantagens que faz toda a diferença: o impacto na respiração!
A importância da boa respiração
Muitas vezes, não temos dimensão de como a boa respiração é fundamental para o desenvolvimento do bebezinho.
O ato de respirar, mastigar e deglutir estão interligados. Na amamentação, por exemplo, a respiração pelo nariz ajuda no desenvolvimento da coordenação, sucção e retirada do leite da mama.
O bebê precisa respirar bem para mamar bem.
A respiração pelo narizinho também contribui para o desenvolvimento facial, mas quando o bebê respira mal, até a audição e a postura podem ser afetadas!
Um fenômeno maravilhoso
O corpo da mulher está preparado para a incrível experiência do parto normal. Um fenômeno maravilhoso acontece quando o bebê passa pelo canal vaginal. O tórax do bebezinho é comprimido, favorecendo a expulsão do líquido amniótico, que fica nos pulmões durante a gestação.
Esse lindo processo acelera a maturidade dos pulmões e fortalece o sistema imunológico, reduzindo a chance de dificuldades respiratórias após o nascimento.
Como na cesariana isso não acontece, há uma associação ao aumento do risco de complicações respiratórias a curto e longo prazo.
A escolha pela cesárea apresenta um risco pelo menos cinco vezes maior de hipertensão pulmonar persistente do recém-nascido em relação aos partos vaginais.
Esse é um distúrbio grave no qual as artérias que chegam aos pulmões permanecem contraídas depois do parto, de forma que a quantidade de sangue que flui para os pulmões fica limitada, afetando também a quantidade de oxigênio na corrente sanguínea.
Mãe, respire!
Sei que são muitas informações. Em alguns casos, a cesárea é a melhor opção para a saúde da grávida e do bebê. Mas se você deseja ter o parto normal, saiba que sua realização traz esse grande benefício que faz toda a diferença!
Ficou alguma dúvida? Vai lá no Instagram @draalinediniz e deixa uma mensagem que a gente vai conversar e vou te auxiliar com todo cuidado e amor.
Com carinho,
Dra. Aline Diniz