Olá, querida leitora!
Você sabia que o número de mulheres tendo filhos acima dos 35 anos tem aumentado? As mãezinhas nessa faixa etária possuí mais experiência de vida, mas ainda encontram muitas dúvidas na jornada da gravidez e do parto. Hoje vamos falar um pouquinho sobre isso.
A gravidez acima dos 35 é sempre arriscada?
A resposta para essa pergunta é não necessariamente. Quando nascemos, todas as células no ovário, que são as glândulas reprodutivas das mulheres, já estão lá, ou seja, o perigo principal está no envelhecimento dos óvulos, um fator que aumenta o risco de alterações genéticas, como Síndrome de Down, e também de desenvolvimento de diabetes e hipertensão.
Tanto a diabetes como a hipertensão podem aumentar os riscos de um parto prematuro. Contudo, ainda que as chances dessas ocorrências sejam maiores, nem toda gravidez tardia conta com elas. O pré-natal é extremamente importante nesse contexto para identificar qualquer ponto de atenção.
Muitas coisas mudaram nas últimas décadas e o que vemos são mulheres ativas, que buscam uma vida saudável, tanto para o corpo quanto para mente. Tudo isso pode fazer a diferença.
Sim, as mãezinhas mais jovens tem mais tolerância física na hora de passar pela sobrecarga hormonal e outros aspectos de transformação no corpo. Mas uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios pode ajudar muito na hora de evitar problemas em qualquer idade que a mãezinha engravidar!
Benefícios para além dos riscos
Ainda que o corpo da mãezinha com mais idade encontre desafios, emocionalmente, pode ser uma boa opção. Diferente de mães mais jovens, as mulheres com mais de 35 tendem a ter mais estabilidade e maturidade, levando a uma gravidez mais tranquila.
Além disso, podemos imaginar que as mãezinhas com mais experiência terão mais paciência para lidar com seu bebezinho e criá-lo. Um estudo apontou uma possível ligação entre mãezinhas mais velhas e filhos mais inteligentes.
Isso pode ocorrer por essas mulheres terem mais tempo para se prepararem para essa linda jornada.
Existem mais dificuldades no parto normal?
Apenas a idade não é um fator de preocupação quando o assunto é parto normal. O corpo da mãezinha, independentemente se ela é mais jovem ou mais velha, tem esse potencial maravilhoso.
O parto normal ainda é a opção mais indicada, especialmente quando falamos de recuperação, sendo consideravelmente mais rápida e simples do que com a cesárea.
Se você é uma dessas mãezinhas que passou dos 35 e seu sonho é o parto normal, não se preocupe, você pode realizá-lo! Estou aqui para te ajudar nessa jornada. Sei que hoje falamos muito de maturidade e planejamento, mas mãezinhas mais velhas também sentem inseguranças, têm dúvidas, por isso, conte comigo! Estou aqui para te dar todo o apoio.
Com carinho,
Dra. Aline Diniz