Olá, querida leitora!
Já parou para pensar no caminho que o bebê faz durante o parto normal? Esse é o nosso assunto de hoje e você vai ficar super por dentro dessa jornada tão extraordinária.
Como começa o parto normal?
Ao contrário do que vemos em muitos filmes, esse é um processo que demora certo tempo. Tudo começa com as contrações uterinas, que nesse início são curtas e descoordenadas. Essa é a fase latente do parto.
O corpo de cada mulher trabalha de uma forma. Do início da primeira contração até o momento do bebê nascer podem se passar muitas horas. O que indica que é hora da ação acontecer é o ritmo das contrações passarem a acontecer a cada 5 minutos.
O caminho pelo colo do útero
Como você já deve imaginar, as contrações do útero fazem pressão no bebê. O colo do útero fica mais fino e aberto e, com essa pressão para baixo, a passagem fica livre.
O tampão mucoso precisa ser perdido, algo que pode acontecer até antes do trabalho de parto começar. Nesse ponto, a dilação de 2 a 3 centímetros pode ser identificada.
Fase ativa do trabalho e parto
Depois das contrações passarem de desordenadas para a regularidade no tempo entre elas, o próximo passo que podemos destacar é a velocidade no qual a dilatação progride.
Essa já é a fase ativa do parto com dilatação de aproximadamente 1 centímetro por hora. Cada centímetro é um avanço para o momento que todas mais esperam, que precisará de 10 centímetros para acontecer.
Aqui as contrações já duram mais tempo e veem em um intervalo mais curto, de 3 a 4 minutos. Talvez esse seja o maior desafio para algumas gestantes, com as contrações durando de 60 a 90 segundos.
Quando a bolsa rompe?
Você já estava pensando sobre isso? Querendo me perguntar, mas e a bolsa, doutora? A bolsa amniótica pode romper em qualquer fase do trabalho de parto, isso é natural.
É mais comum que aconteça na fase ativa, com as contrações mais fortes, mas o rompimento da bolsa em si não é doloroso. E não se preocupe com a grande quantidade de líquido expelida, é normal.
Quando a bolsa estoura, o corpo trabalha para o bebê nascer o mais rápido possível.
Se esse processo estiver demorando, a equipe médica pode tomar a decisão de estourar a bolsa. Em casos mais raros, o bebê pode nascer dentro da bolsa. Chamamos esses casos de nascimento empelicado e até já compartilhei lá no Instagram como foi meu primeiro parto assim. Vai lá ver clicando aqui.
Na reta final
Com 10 centímetros de dilatação, chegamos na fase de transição. As contrações se tornam mais intensas e frequentes, algumas mulheres apresentam enjoos e se sentem fracas.
Mas com a dilatação completa, começa a fase de expulsão do bebê, que com a pressão das contrações e a mãe fazendo força, vai ser empurrado pelo canal do parto até sair por completo.
Uma força extraordinária
É um caminho extraordinário, não é mesmo? Especialmente para as mães que são as grandes protagonistas nesse momento. O parto normal é uma grande demonstração da força do corpo feminino e também da mente!
Agora que você conhece a trajetória do bebê, viva essa jornada que conta com tantos benefícios. Se você sonha em ter seu bebê pelo parto normal, pode contar comigo! Estou aqui para ficar ao seu lado em cada fase desse caminho.