A espera do bebê arco-íris

Olá, querida leitora!

Algumas mães infelizmente passam pela dor de perder um bebê durante a gestação. Depois dessa tristeza, algumas sonham com a chegada de um filho que será uma luz, como o arco-íris depois da tempestade. Mas quais são os perigos de uma gestação após aborto espontâneo? Hoje vamos conversar sobre isso. 

Principais causas de aborto espontâneo

Esse pode ser um assunto que não discutimos com tanta frequência, mas de todas as complicações durante a gravidez, o aborto espontâneo — que acontece por causas naturais —  é a mais recorrente. 

Alguns fatores de risco mais comuns para isso acontecer são:

    • Idade avançada;
    • Tabagismo;
    • Diabetes;
    • Hipertensão.

    Querida leitora, se você já passou por isso, eu sinto muito! Lamentavelmente, 15% a 20% das mulheres vivem essa dor, gerando angústia e sofrimento emocional não apenas para a gestante, mas também para toda a família. O acompanhamento psicológico nesses casos é muito importante. 

    Quando você se sente pronta para uma nova gestação, é natural ter dúvidas sobre a segurança de engravidar novamente. Mas será que existe uma relação direta entre um aborto espontâneo e uma nova gravidez?

    Período de recuperação e nova gravidez 

    Não existe uma correlação direta entre um aborto espontâneo e as chances de engravidar novamente. No entanto, dificuldades podem surgir se houver alterações no útero, ovários, trompas ou outros fatores internos que dificultem a concepção. Felizmente, existem métodos para tratar essas questões. Para 70% das mulheres as chances são de uma gravidez tranquia após aborto recente. 

    Já a questão de qual seria o melhor momento para engravidar novamente continua sendo estudada pelo mundo, mas, atualmente, a recomendação da OMS é que a mulher espere pelo menos seis meses. Esse ponto é muito importante porque visa a recuperação da mãe. 

    Conte comigo!

    Esse é um assunto delicado, que afeta muitas mães, por isso quero me colocar à disposição caso esse seja seu caso. Estou aqui para te apoiar e acompanhar da gestação até a chegada do seu bebê arco-íris!

    Com carinho,

    Dra. Aline Diniz

    Com informações de:
    Revista Obstetrics & Gynecology, Associação Brasileira de Reprodução e OMS.

    Tem alguma dúvida?

    Não fique com dúvidas, minha equipe está pronta para te atender.

    plugins premium WordPress